top of page

5 Perguntas Frequentes sobre Psicoterapia


Você já pensou em buscar um psicólogo em algum momento de sua vida? Mas acabou desistindo porque não tinha certeza no que esse profissional poderia te ajudar?

Você já chegou a marcar a primeira consulta, mas, no dia, preferiu não aparecer porque não sabia sobre o que falar ou ficou na dúvida se tinha motivos suficientes para buscar um atendimento? Ou ainda, já começou um tratamento, mas abandonou logo no início com medo de como as coisas seriam dali para a frente?

Pois bem, saiba que essas e tantas outras dúvidas são bastante comuns quando o assunto é iniciar uma psicoterapia.

Muitas pessoas não sabem quando buscar ou até que ponto ela poderá ser útil.

Esse texto servirá para esclarecer alguns de seus questionamentos.

1. Como funciona a Psicoterapia?

“Muitas vezes, o terapeuta é a única plateia a assistir aos grandes dramas e atos de coragem”. (YALOM, 2002)

Essa bela frase resume bem o que é a psicoterapia.

Sendo mais específica, a psicoterapia é um processo desenrolado a partir do vínculo entre você e seu psicólogo, onde você falará sobre o que quiser em um ambiente sigiloso, profundo e íntimo.

Íntimo?

Sim, pois como bem disse o grande escritor Irv Yalom, o terapeuta muitas vezes será o único a conhecer seus pensamentos mais malucos, suas emoções mais íntimas e seus sonhos mais profundos.

E sabe o que é mais encorajador nisso tudo?

Mesmo conhecendo esse lado que você costuma desconhecer, negar, ou esconder dos outros, seu psicólogo permanecerá ali, disposto a continuar nessa caminhada com você.

2. Psicoterapia X Desabafo com Amigos

Você pode pensar: Ok, mas eu tenho grandes amigos, com quem posso contar, desabafar e que, além de tudo, me dão ótimos conselhos! Por que eu deveria fazer terapia?

Bem, ter pessoas com as quais você pode compartilhar um relacionamento significativo é extremamente importante para manter a sua saúde em dia! É muito bom ter amigos e familiares com quem você pode dividir não só momentos bons, mas também aqueles difíceis. Contudo, não é desse tipo de relacionamento que se trata a psicoterapia. O relacionamento que você terá com seu psicólogo será completamente diferente de uma amizade. Será algo construído levando em conta a sua individualidade, sem julgamentos, sem moralismos e sem conselhos descabidos.

Seu caso pode ainda ser outro, exatamente ao contrário. Você percebe que não tem tido relacionamentos significativos ultimamente. O que é uma característica da nossa contemporaneidade. Alguns contatos estão cada vez mais breves e superficiais, sobrando pouco tempo para as pessoas compartilharem questões profundas como desejos, angústias, medos, anseios, etc.

3. Mas afinal, para que ela serve?

Ao contrário do que muitos imaginam, a psicoterapia não serve apenas para quem está sofrendo ou vivenciando um conflito grave em sua vida. (Claro, nestes casos específicos, a psicoterapia é fundamental, pois será um ambiente acolhedor que ajudará a aliviar seus sintomas; alguém estará ali para dividir suas dores, suas angústias e suas tristezas).

No entanto, a psicoterapia pode ser muito mais do que isso. Pode servir como um espaço transformador em sua vida!

Sim! Porque à medida que você pensa sobre si mesmo, sobre seus sonhos e ideais; sobre seus medos e temores; sobre sua contribuição em seus relacionamentos e nas coisas que acontecem na sua vida; sobre seu passado, presente e futuro; você inevitavelmente começa a se transformar e a CRESCER como pessoa.

Por isso, a psicoterapia serve para qualquer pessoa que deseja algo mais da vida. Que procura sentido em sua existência. Que queira refletir, se desenvolver e promover mudanças em si mesma. O crescimento é algo que não termina, nunca!

Além do mais, antes de seguir para o próximo item, acredito que seja necessário falar/lembrar que todos nós temos vivências dolorosas. E cada pessoa sabe quais são elas. Portanto, não menospreze as suas. Se algo lhe incomoda, não tenha vergonha de pedir ajuda porque o mundo à sua volta costuma dizer que seu sofrimento é bobagem e que você não tem do que reclamar.

4. E se eu não souber o que falar?

Essa dúvida é algo que angustia muitas pessoas quando pensam em sentar em frente a um psicólogo e iniciar uma psicoterapia. Porém, não existe a necessidade de um roteiro pré-estabelecido. É aos poucos que o vínculo se estabelece, e é também lentamente que os assuntos vão emergindo. Portanto, não tenha pressa.

Outra sensação muito comum de quem já está em psicoterapia é a de abordar sempre o mesmo assunto. Se isso está acontecendo com você, não se assuste. É assim mesmo. Muitas situações em nossas vidas precisam ser contadas e recontadas, por inúmeras vezes, até que elas se acomodem, tomem outros sentidos e passem a não atrapalhar tanto o nosso dia a dia.

5. Qual profissional devo buscar?

Meu conselho é buscar indicação em fontes confiáveis. Que fontes seriam essas? Alguma pessoa próxima que já tenha feito psicoterapia ou que esteja fazendo com um profissional e esteja gostando dele. Você também pode pedir indicação para algum outro profissional que você confie (seu médico, por exemplo).

Outra coisa importante de se dizer é que mesmo você tendo uma excelente recomendação de um psicólogo, talvez acabe não gostando dele tanto assim. Isso é absolutamente normal. As pessoas são completamente diferentes umas das outras, e o que pode parecer bom para uma, pode não ser tão bom assim para outra.

Isso não quer dizer que seu amigo ou seu médico estavam errados, ou que aquele não seja um bom profissional. E sim que, neste momento, aquele não é o melhor profissional para você.

Mas não desista.

Às vezes, você pode se acertar de primeira com seu psicólogo, mas, em outros casos, pode ser que percorra mais alguns consultórios até encontrar alguém com quem você se sinta acolhido e à vontade para iniciar uma jornada tão cheia de desafios quanto é a psicoterapia.

Quem já fez, ou faz psicoterapia, deve saber como é difícil colocar em palavras algo que acontece na experiência, no momento, no vínculo, a nível de sentimentos, emoções e sensações. Assim como é difícil abarcar tudo o que é relevante em um tema tão profundo. Mas espero ter contribuído para você conhecer um pouco mais sobre a psicoterapia!

Acompanhe no Facebook!
Procure por Tags
Nenhum tag.
Posts Recentes
bottom of page